Publicações

Palestra Violência Sexual

Notícia publicada em 30 de agosto de 2017

A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, através do seu Setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) em parceria com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes realizou um ciclo de Palestras sobre Violência Sexual, nos dias 23, 24 e 25 de agosto dentro do Hospital.

Nos três dias de evento, a médica da Vigilância Epidemiológica, Tereza Nihei abordou o tema Violência, explicou sobre o protocolo de atendimento a este tipo de ocorrência que está em vigor desde o final do ano passado no município e aproveitou para alinhar o fluxo de atendimento para os casos de Violência Sexual da Santa Casa de Misericórdia, com o município e aos colaboradores de vários setores do Hospital.

Cerca de 100 profissionais participaram dos encontros que contou também com a equipe do Conselho Tutelar do Centro e de Braz Cubas com o objetivo de esclarecer dúvidas e alinhar fluxos. Ficou evidente a importância das ações coordenadas entre área da saúde, segurança publica e social para obtenção de avanços na prevenção contra este agravo em saúde publica.

A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes integra o Protocolo de Violência Sexual junto com os outros equipamentos de saúde do município. Para a enfermeira coordenadora do SCIH e NHE, Simone Carvalho Ruiz, este evento contribuiu para o conhecimento e sensibilização da equipe multiprofissional do hospital, além de favorecer a melhoria no alinhamento das práticas de vigilância relacionada a violência sexual. O impacto dessa atividade será avaliado com a vigilância interna dos processos.