Movimento nacional para Santa Casa

Notícia publicada em 15 de outubro de 2014

SANTA_CASA-0618

18/09/2014 – O Diário de Mogi

Com uma dívida de R$ 34 milhões, a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes vai participar, no próximo dia 25, do Ato de Mobilização Nacional das Santas Casas e Hospitais Beneficentes programado para ocorrer simultaneamente em todo o Brasil. O “Dia Nacional de Luto pela Crise das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos” pretende chamar a atenção para a importância das unidades de saúde e alertar a sociedade sobre o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na realidade da crise vivenciada há anos pelas filantrópicas. Em razão do manifesto, todo o agendamento eletivo para esta data foi remanejado para outro dia, com consultas antecipadas ou adiadas.

O hospital informou que neste dia não serão realizados procedimentos eletivos (não urgentes). Os atendimentos de urgência e emergência serão feitos normalmente. Os colaboradores das instituições usarão uma fita preta em sinal de luto e os pacientes receberão panfletos explicativos sobre a mobilização. A entidade tem 141 anos de história e atende 22 mil pacientes por mês em consultas ambulatoriais e no pronto-socorro.

A ação, segundo o provedor da Santa Casa de Mogi, Mário José Calderaro, é parte de uma mobilização nacional, que conta com o envolvimento das mais de 2,1 mil instituições do País e surgiu após a reunião de representantes do setor no último congresso da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), promovido em Brasília, no mês passado. “O objetivo é conscientizar a todos sobre o insuficiente recurso de custeio alocado e o crescente endividamento das instituições, já que o subfinanciamento e o brutal déficit dele decorrente não têm perspectiva de solução próxima”, ressalta.

Link da Matéria

www.odiariodemogi.com.br/cidades/cidades/25562-movimento-nacional-para-santa-casa.html