O espaço

Referência em Maternidade e Gestação de Alto Risco para a Região do Alto Tietê, a Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes está preparada para receber gestantes de alto risco.

Todas as etapas do trabalho de parto são acompanhadas por enfermeiras obstétricas junto às parturientes e por equipe médica especializada. Nosso Pronto-Socorro atende 24 horas as urgências obstétricas em uma sala exclusiva para as gestantes. Integramos a Rede Cegonha do Estado oferecendo acompanhamento do pré-parto até o nascimento, passando por todas as fases.

A Maternidade conta com equipes de médicos, enfermeiras obstétricas, anestesistas, pediatras e médicos neonatologistas para atuar sempre que necessário. Nosso Hospital incentiva a permanência do bebê a partir do seu nascimento junto com a mãe nas 24 horas por dia, no setor de Alojamento Conjunto.

Todo bebê que nasce na maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes conta com a realização dos Exames do Pezinho, da Orelhinha e do Coraçãozinho.Também recebe as primeiras vacinas: Hepatite B e BCG. O hospital providencia ainda exames de tipagem sanguínea, BD e HIV.

Há serviço gratuito de Registro de Nascimento dentro do próprio Hospital. Todas as mamães recebem um manual com orientações sobre técnicas de banho, amamentação e cuidados com o recém-nascido.

Todas as gestantes atendidas via SUS, na Santa Casa de Mogi das Cruzes, dispõem de um novo serviço gratuito. Trata-se do Programa Visita à Maternidade, desenvolvido para levar informações sobre todo o processo de assistência, desde a primeira consulta até o pós-parto, e tirar dúvidas das pacientes. Para participar, basta estar com, no mínimo, 28 semanas de gestação e fazer o agendamento pelo WhatsApp 11-94136-8103.

Centro Obstétrico

O Centro Obstétrico da Santa Casa de Mogi das Cruzes está preparado para realização de partos normais, cesarianas e cirurgias de alto risco, tudo seguindo rigorosos padrões de controle, segurança e qualidade.

Todas as etapas do trabalho de parto são acompanhadas por Enfermeiras Obstétricas exclusivas. Em seguida, as mães são encaminhadas para a Sala de Recuperação Anestésica e na sequência são acomodadas em quartos do alojamento conjunto, onde o bebê pode ficar até 24 horas por dia. Também dispomos de berços aquecidos dentro das Salas de Parto, que acomodam os bebês para um melhor acolhimento à gestante e ao bebê, dentro do conceito de Humanização de Parto, preconizado pelo Ministério da Saúde.

Os ambientes contam com focos cirúrgicos com tecnologia em Led, que proporcionam alta definição de imagens e ótico campo visual ao cirurgião, sem a presença de sombras. O conjunto é complementado por uma equipe de médicos, anestesistas e enfermeiros altamente qualificada e especializada.

 

Estrutura Física

3 Salas de Cirurgia
Vestiários
6 Leitos no setor de Pré Parto com Box individualizado
Equipe de Cirurgia
Pediatra
Salas de Recuperação Anestésica
Sala de Assistência Técnica
12 Leitos de Tratamentos Obstétricos
Equipe de Enfermagem
Médicos Neonatologistas
Área de Recepção do Paciente
26 leitos no Alojamento Conjunto
Equipe de Anestesia
Enfermeiras Obstétricas

Homenagem

O Setor Materno Infantil da Santa Casa de Mogi das Cruzes, que compreende a Maternidade, o Berçário, o Alojamento Conjunto e toda a Unidade Neonatal, leva o nome da mogiana Valentina Mello Freire Borenstein, conhecida como Dona Loloya. Uma placa com seu nome fica na entrada do Setor.

Valentina Mello Freire Borenstein, Dona Loloya

Valentina Mello Freire Borenstein, a Dona Loloya, nasceu em Mogi das Cruzes, em 15 de dezembro de 1903. Filha do Capitão Joaquim de Mello Freire (Quinzinho) e de dona Francisca de Campos Mello Freire, Valentina casou-se com Hélio Borenstein, com quem teve os filhos Henrique e Marcos. Faleceu em 28 de julho de 1994 e sempre foi reconhecida na Cidade por sua importante contribuição para as atividades assistenciais e filantrópicas, como voluntária e apoiadora financeira.

Ao lado de Hélio Borenstein, dona Loloya desenvolveu seu espírito empreendedor e teve participação ativa no desenvolvimento imobiliário da Mogi, entre 1930 e 1950. Na ocasião, o casal adquiriu um terreno pantanoso ao lado do Rio Negro, na atual Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, para construir sua casa. Nas proximidades, ergueu ainda a Vila Hélio, primeiro conjunto de casas, sobrados e estabelecimentos comerciais de Mogi. Hoje, a região no entorno da avenida é a principal referência financeira da Cidade, reunindo diversas agências bancárias, além de um comércio pujante.

Integrante da tradicional família Mello Freire, dona Loloya foi educada para as atividades do lar, como esposa, dona de casa e mãe. Além disso, sempre manteve uma importante participação nos negócios da família, primeiramente com o marido, que faleceu em 1964, e depois ao lado dos filhos, por mais 30 anos.

Na juventude, durante muitos anos, dirigiu uma pequena empresa que fornecia emprego a 20 bordadeiras. Ao longo de sua vida, colaborou ativamente com a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, por meio da antiga Liga Humanitária, além de contribuir financeiramente ou como voluntária nos trabalhos da Catedral de Sant’Anna, da Maternidade Mãe Pobre, do Instituto Pró+Vida São Sebastião, fundado pelo saudoso Padre Alfredo Morlini (Padre Vicente), além de várias outras entidades assistenciais.


Recuperação Pós Anestésica

A Sala de Recuperação Anestésica é uma área destinada à permanência da paciente após o término do ato anestésico-cirúrgico. Recebe os cuidados permanentes das equipes de enfermagem e de anestesistas. O espaço é utilizado como suporte à paciente nesta fase de recuperação até que seus reflexos sejam retomados, os sinais vitais voltem à normalidade e a consciência seja recobrada. Após receber alta anestésica, a paciente volta para sua clínica de origem.

 

Primeiros Cuidados

Assim que nasce, o bebê é prontamente atendido pelo pediatra. Após os primeiros cuidados, é encaminhado para o berçário admissional em um ambiente aquecido, onde ocorrem os primeiros cuidados para as horas iniciais de vida. São realizados novos exames físicos e aplicadas as vacinas gratuitas de Hepatite B e BCG, além dos Testes do Pezinho, da Orelhinha e do Coraçãozinho. O Hospital também providencia testes de Tipagem Sanguínea BD e HIV gratuitamente. Na sequência, o bebê devidamente identificado é levado por uma enfermeira altamente qualificada para o quarto junto de sua mãe.

 

Na Alta médica

No momento da alta, a mãe recebe todas as orientações necessárias e um cartão de liberação da sua saída. A enfermagem confere os dados da mãe e do bebê ainda no quarto e os acompanha até a recepção central, onde um funcionário da segurança também checa as pulseiras de identificação da mãe e do bebê.

 

 

UTI Neonatal

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes é referência em atendimento do recém-nascido de alto risco ou que necessite de cuidados especiais. Atende  toda a Região do Alto Tietê. Com infraestrutura e equipamentos de última geração, a UTI Neonatal conta com uma equipe multiprofissional altamente qualificada e capacitada para atender prematuros de forma profissional e humanizada.

Localizada no 3º andar do Hospital, conta com 10 leitos e está preparada para oferecer toda a assistência aos pequenos pacientes durante sua permanência na filantrópica. Uma equipe multiprofissional, formada por médicos neonatologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, pediatras e enfermeiras neonatologistas, acompanham e avaliam diariamente o recém-nascido, propiciando um ambiente seguro para seu tratamento e recuperação.

Totalmente reformulada em sua estrutura física, tornou-se referência em atendimento de excelência para Mogi das Cruzes e Região. A unidade estimula o Método Mãe Canguru, que permite e recomenda a presença constante da mãe durante a estada da criança na Unidade Neonatal. Segue o preceito de que o calor, amor e amamentação, pelo contato pele a pele entre mãe e filho, além de estabelecer laços de afeto e segurança, possibilita uma recuperação mais rápida e favorece o desenvolvimento neuropsicomotor e o ganho de peso dos recém-nascidos.

A UTI Neonatal possui também uma sala de coleta de leite humano onde as mães podem tirar o leite e armazená-lo para que seus bebês prematuros recebam o leite materno, independentemente da sua idade gestacional e do peso.

Além disso, nossa equipe de enfermagem oferece todo apoio e orientação para que a amamentação seja um momento tranquilo, feliz e de sucesso.

 

A UTI Neonatal

10 leitos de UTI Neo
1 leito de isolamento Interno
19 leitos distribuídos entre Cuidados Intermediários I e II e Berçário Externo
Vestiários
Sala de Coleta de Leite Materno
Sala de Higienização de Equipamentos
Sala de Equipamentos Extras

Equipes que atuam na UTI Neonatal:

Equipe de Enfermagem (com enfermeiras neonatologistas)
Equipe Médica (Pediatras e Neonatologistas)
Fisioterapeutas
Fonoaudiólogos

Parto Particular

A Santa Casa de Mogi oferece planos especiais para que você tenha tranquilidade, segurança e comodidade neste momento tão especial, que é a chegada do seu bebê. Verifique as condições e venha conversar conosco.

 

Pacotes Gestantes

 

Acomodações em Apartamento
Equipe de neonatologistas
Equipe de anestesia
Teste do Pezinho e da Orelhinha
Vacinas
Horário de visitas estendido

Orientações Gerais

Os pacotes para cirurgias deverão ser fechados com antecedência de 15 dias.

Todos os pacotes necessitam da apresentação de carta do médico com a descrição da cirurgia ou procedimento a ser realizado.

Os pacientes deverão comparecer ao hospital com 15 dias de antecedência, trazendo documentos pessoais para confecção do contrato, reserva do quarto e assinatura prévia.

O médico solicitante deverá ser cadastrado no corpo clínico do Hospital.

Nos pacotes de parto ou cirurgia geral, os valores referentes aos serviços médicos deverão ser pagos diretamente aos respectivos profissionais.


O Que levar?

 

Enxoval da mamãe e do bebê

Preparamos esta lista com muito carinho para auxiliar as mamães na hora de montar o seu enxoval e do bebê para a vinda à maternidade. Este kit é de um enxoval básico. Caso queira, poderá trazer mais peças.

Deixe tudo preparado com antecedência (a partir da 34ª semana de gestação), para que tudo siga de maneira tranquila e especial.

 

Para o conforto e segurança do bebê, solicitamos que:

  • Retire alfinetes, etiquetas de papel e elásticos apertados das roupinhas.
  • Lave com sabão neutro todas as peças que serão utilizadas.
  • Evite o uso de amaciantes e perfumes nas roupas, pois podem desenvolver processo alérgico no bebê.
  • Evite golas e babados muito grandes para não incomodar o bebê e nem atrapalhar a mamãe no aleitamento.
  • Utilize tecidos adequados à estação do ano (linha, lã, moletom, algodão, cambraia e outros).

 

Bebê

  • Macacão manga longa | 1 peça
  • Cobertor ou Manta | 1 peça
  • Fralda Descartável | 1 peça
  • Calça com pé | 1 peça
  • Body | 1 peça
  • Meia | 1 par
  • Luva | 1 par
  • Touca | 1 peça

Mamãe

  • RG e Cartão de pré-natal
  • Roupas para estadia | Mínimo 3 pijamas ou camisolas com botão frontal
  • Roupas íntimas | 2 pares de meias, 2 sutiãs de amamentação e, no mínimo, 6 calcinhas porque o ideal é estar prevenida para sangramentos que podem ocorrer após o nascimento do bebê.
  • Itens de higiene pessoal | escova e pasta de dente, xampu, condicionador, sabonete, pente, desodorante e absorvente
  • Roupa confortável para o momento da alta
  • Chinelo

Informações

Telefone

4728.4700 ramal 4220

E-mail

particulares@santacasamc.com.br
elisangela.santos@santacasamc.com.br

Pessoalmente

Segunda a sexta das 8h às 20h na recepção central.