Esclarecimentos à população de Mogi das Cruzes e região Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes

Notícia publicada em 26 de outubro de 2017

A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes informa a toda a população de Mogi das Cruzes e região que encontra-se com a sua taxa de ocupação completa no Setor de UTI Neonatal e que, portanto, todas medidas de contingências que foram tomadas, entre elas a restrição temporária do atendimento as gestantes de outros municípios (desde a madrugada do dia 21/10) e possível transferência de gestantes de risco para outros serviços e de bebês não graves para outros serviços e o reforço nas equipes e equipamentos foram necessárias. Esta decisão foi tomada após a constatação de que o serviço de UTI Neonatal estava com sua capacidade ocupacional, física e operacional esgotadas, visando evitar danos irreparáveis as pacientes que nos procuram e às que já se encontram internadas em nosso serviço.
Reforçamos ainda que a Missão da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes é promover assistência em saúde humanizada e voltada para a segurança, baseado em valores como ética, comprometimento, valorização da vida, responsabilidade e que o objetivo de nosso trabalho está focado em prestar atendimento em saúde baseado na resolutividade, na segurança do paciente e na melhoria contínua dos atendimentos realizados aqui em nosso Hospital.
A direção e provedoria da Santa Casa de Mogi das Cruzes já encaminharam um projeto para a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, que por sua vez, transmitiu ao Governo do Estado quanto a ampliação dos nossos números de Leitos de Maternidade e do Setor de UTI Neo. Estamos todos aguardando uma resposta. Já que a necessidade se faz urgente.
Reiteramos que a Instituição tem contratualizado com o Sistema Único de Saúde, Sus, a realização de 390 partos/mês, porém vem realizando uma média de 450 partos/mês o que impacta diretamente na estrutura física e financeira da Instituição que, mesmo assim, se dedica e se esforça na manutenção do acolhimento das gestantes e nascituros.
A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, após inúmeras pesquisas e reuniões aderiu a implantação do Certificado de Contribuição HIPERCAP, diretamente fiscalizado e auditado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e por empresa de auditoria independente que acompanha presencialmente os sorteios realizados e amplamente divulgados pela mídia.
Os valores arrecadados no decorrer deste ano de 2017 serão destinados a minimizar o déficit do custeio mensal da Instituição, que impacta diretamente no suporte e assistência aos pacientes Sus. Com as arrecadações a serem geradas no decorrer do próximo ano de 2018, a Santa Casa estará investindo em projetos que permitam melhorias no acolhimento e assistência àqueles que procuram nossos serviços.
Todas essas verbas terão a prestação de contas divulgadas à população em geral, através da mídia, demonstrando assim transparência, clareza, divulgação e publicidade sobre a destinação dos recursos recebidos.
A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes ressalta que está sempre à disposição da população da região de Mogi das Cruzes e Alto Tietê e espera contar com a compreensão e o apoio de todos neste momento.