Publicações

AVOSC – Referência em Trabalho Voluntário há 50 anos

Notícia publicada em 5 de maio de 2021

Associação completa 50 anos de existência dentro da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes cumprindo a missão de acolher e ajudar ao próximo.

A Associação das Voluntárias da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, AVOSC, presidida por Miriam Nogueira do Valle, completou 50 anos de existência neste mês de abril. Fundada por dona Hilda Brito e um grupo de mulheres da sociedade mogiana, tendo entre elas dona Maria dos Anjos Cury, a AVOSC surgiu no dia 22 de abril de 1971, com o objetivo de ajudar a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes em serviços de apoio aos pacientes, moral e espiritual. Esse grupo, denominado “Grupo de Mulheres Voluntárias da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes”, formou-se e começou o trabalho de voluntariado dentro do Hospital. Nestes anos todos, desde a fundação até os dias atuais, a AVOSC, como ficou conhecida a associação, segue cumprindo sua missão de acolher e ajudar ao próximo.

O grupo, composto por aproximadamente 43 voluntárias(os) dispostas(os) a trabalhar pelo bem das pessoas que utilizam os serviços do Hospital, oferece diariamente serviços nas mais diversas áreas da Santa Casa. As “meninas e meninos de rosa”, como são denominadas(os), são movidas(os) pela força do amor ao próximo.

As principais atividades desenvolvidas pela AVOSC dentro do Hospital são: oferecer conforto espiritual aos pacientes da Santa Casa, orientar gestantes sobre cuidados com o bebê, amamentação e confeccionar kits de enxovais que são doados aos recém-nascidos. As voluntárias também ajudam a divulgar campanhas de saúde junto aos colaboradores e a organizar o fluxo de pacientes nos ambulatórios e pronto socorro.

Além destas ações costumeiras, a AVOSC tem como estratégia organizar chás e eventos beneficentes com a finalidade de angariar fundos para a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes. Estes eventos têm como intuito contribuir com as ações filantrópicas voltadas aos pacientes. Mensalmente entregam uma média de 150 kits de enxovais para as mães carentes que utilizam o Hospital.

 

História

A Associação das Voluntárias da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes (AVOSC) surgiu da vontade de dona Hilda Brito, esposa do médico Dr. Rubens Brito, e de um grupo de amigas, entre elas dona Maria dos Anjos Cury, de ajudar a Santa Casa em um momento de crise pelo qual o Hospital passou. Elas se autodenominavam na época como “Anjos da Misericórdia”.

Internamente, com muita disposição, estas mulheres atuavam na pediatria, berçário, visitas aos pacientes, lavanderia, cozinha, distribuição de enxovais. Externamente, lançaram campanhas de arrecadação de colchões, cobertores e lençóis. Como estratégia deram início ao Chá Beneficente que, hoje já é tradicional na cidade.

Há 50 anos, estas mulheres vêm praticando com carinho, atenção, solidariedade e fraternidade o voluntariado dentro da Santa Casa e na cidade de Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê

 

Hilda Maria de Brito
1921

Hilda Maria de Brito nasceu na cidade de Guararema, Vale do Paraíba, em 4 de outubro de 1921. Filha de Raul Brasil e Otília Brasil, aos 18 anos mudou-se para a cidade de Mogi das Cruzes, onde passou a viver. Conheceu seu futuro esposo e casou-se em 1943 com o médico Dr. Rubens do Amaral Brito. Em abril de 1971, com apoio de várias amigas e companheiras de médicos da cidade, fundou o Corpo de Voluntárias da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, AVOSC, onde atuou até o início dos anos 80. Dona Hilda Maria de Brito foi pioneira no Voluntariado em Mogi das Cruzes e deixou a todos um caminho de exemplo de doação, amor e dedicação ao próximo.

 

 

Maria dos Anjos Cury
1926-2015

Maria dos Anjos Cury nasceu em Itajubá, sul de Minas Gerais, em 8 de setembro de 1926. Cresceu na fazenda da família ao lado dos colonos e as lembranças das dificuldades enfrentadas naquela época a transformaram em voluntária. Aos oito anos, Maria dos Anjos já auxiliava as mulheres grávidas preparando caldo de galinha e chamando a parteira. Aos 22 anos, conheceu o tenente Wadih Cury, que morava em Mogi das Cruzes, com quem casou-se e teve a filha Leila Maria. Foi festeira do Divino Espírito Santo e Ministra da Eucaristia na Igreja do Carmo, mas ganhou destaque à frente do grupo de voluntárias da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, onde atuou por desde sua fundação em 1971. Recebeu muitos títulos e troféus de reconhecimento pelo trabalho voluntário na cidade e região. Maria dos Anjos Cury faleceu em 11 de setembro de 2015, deixando um importante exemplo e legado de doação de amor e dedicação ao próximo.

 

Miriam Nogueira do Valle – Atual Presidente da AVOSC

Miriam Nogueira do Valle nasceu no dia 16 de maio de 1947, em Mogi das Cruzes. É casada, tem 2 filhos, 4 netos e 1 bisneta. É bibliotecária aposentada (1994) pela Universidade Braz Cubas, onde trabalhou desde os 17 anos e se aposentou. Atualmente é a única mulher membro da mesa provedora da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes e presidente da Associação das Voluntárias da Santa Casa, AVOSC.

Mogiana de nascimento, viveu toda sua infância no Centro de Mogi das Cruzes, na Rua Brás Cubas, onde nasceu e cresceu. Com mãe mineira e pai mogiano, dona Miriam Nogueira do Valle está há 50 anos na AVOSC como voluntária e atualmente responde como presidente da entidade, que tem como sua segunda casa. Conhece a fundo os problemas e as necessidades do Hospital, já que praticamente todos os dias está na sede da AVOSC e na Santa Casa de Mogi. Atualmente é responsável por um grupo de 43 voluntárias (homens e mulheres) que trabalham voluntariamente pelo bem das pessoas que utilizam os serviços do Hospital.

 

 

Netos de dona Hilda Brito

Os irmãos Dr. Daniel do Amaral Brito, Dr. Rafael do Amaral Brito e Dra. Raquel do Amaral Brito são netos de dona Hilda Brito e atualmente são médicos na Santa Casa de Mogi. De acordo com eles, é um grande orgulho trabalhar na Instituição onde a avó deixou um legado de voluntariado e amor ao próximo que se tornou referência para Mogi das Cruzes e a região do Alto Tietê.