Pronto-Socorro da Santa Casa recebe maior demanda durante fim de ano

Notícia publicada em 29 de dezembro de 2014

29/12/2014 – G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Funcionários de hospital de Mogi são remanejados para atender público. Samu, no entanto, não registra aumento na demanda durante o período.

Jenifer Carpani

Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Pronto SocorroFinaldeAno291214

As festas de fim de ano fazem a Santa Casa de Mogi das Cruzes (SP) remanejar a equipe médica para o setor de Pronto-Socorro. Segundo o hospital, a rotina de cirurgias de urgência e emergência aumenta consideravelmente nesta época. “Temos um aumento de aproximadamente 20% nos atendimentos de Urgência e Emergência em nosso Pronto-Socorro. Esse aumento se dá principalmente por conta de um volume maior de casos de acidentes, principalmente com motos e também com crianças por conta das férias escolares”, afirmou o hospital por meio de nota.

De acordo com informações passadas pela unidade, a média de atendimentos de janeiro a novembro de 2014 foi de 2468 pessoas por mês neste ano. No mês de férias, em janeiro, o número de atendimentos foi acima da média, 2504 pessoas. Já em dezembro do ano passado, o número foi abaixo da média apresentada em 2014, com 2289 atendimentos.

Já o Samu de Mogi das Cruzes não registra
aumento nas solicitações de atendimento.
(Foto: Reprodução/TV Diário)

Já de acordo com a coordenadora o Samu, Marly Reis Monteiro Garcia, a média das solicitações que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não apresenta grandes variações nos meses de dezembro. Por esse motivo, segundo o Samu, não há alteração de atendimento no fim do ano e no período de férias. “As onze viaturas da regional rodam 24 horas por dia, independente de ser feriado ou não com todas as equipes, assim como as equipes da central de regulação”, explica.

A coordenadora aponta, no entanto, que há aumento na comparação entre os meses de dezembro de 2012 e dezembro de 2013. Segundo dados fornecidos pelo Samu, no ano passado foram 3409 solicitações de atendimento, já em 2012, o Samu recebeu 3124 solicitações, um aumento de 9%.

O Samu informou também que em dezembro de 2013, foram registradas 295 solicitações de atendimento a acidentes de trânsito, em 2012, o número de atendimentos a acidentes 256. O aumento das solicitações para esse tipo de ocorrência foi de 15%, na comparação entre os dois meses de dezembro.