Grupo de mães homenageia equipe da UTI neonatal com árvore de Natal especial

Notícia publicada em 18 de dezembro de 2019

A equipe do Setor Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes foi homenageada na tarde desta segunda-feira (16/12) com a entrega de uma árvore de Natal com bolinhas retratando (em fotos) o antes e o depois de seus filhos prematuros. Muita emoção e lágrimas marcaram o evento, que contou com a presença das mães, seus filhos (agora com dois anos), José Carlos Petreca, provedor do hospital, toda equipe Neonatal, dona Miriam Nogueira do Valle, presidente da Associação das Voluntárias da Santa Casa (Avosc) e suas voluntárias, e a médica Maria do Carmo M. Leitão, diretora clínica e responsável pelo Setor Neonatal do Hospital.

A ideia surgiu de um grupo de mães cujos bebês ficaram internados na UTI Neonatal do hospital há cerca de dois anos, e foi feita como forma de agradecimento e gratidão a todos os profissionais e a direção do Hospital pelo carinho e cuidados dispensados aos prematuros.

Formado por dez mães, o grupo foi criado quando os bebês, que nasceram prematuros, precisaram dos cuidados da UTI Neonatal. Todas viram a necessidade de dividir experiências, como forma de dar forças umas para as outras. Segundo Cristina de Holanda Pereira, mãe da pequena Maria Alessandra de H. Pereira, que nasceu com 820 gramas, 27 semanas e hoje está com 2 anos, essa homenagem é uma forma de agradecer por toda atenção e carinho com nossos filhos. “Essa equipe é especial, a Santa Casa é especial”, disse.

Esta é a segunda homenagem prestada pelo grupo ao Setor Neonatal da Santa Casa de Mogi. No ano passado, perto de completar um ano das crianças, elas também se reuniram e fizeram um evento para toda a equipe. O grupo é formado pelas mães de Júlio Miguel Ciaccio R. Troisi, prematuro de 34 semanas e 28 dias de UTI Neo; Sabrina Ap. Ciaciio Troisi; Mathias Nelson F. Gonçalves, prematuro de 29 semanas e 3 meses e 25 dias de UTI Neo; Daniel Alves B. da Silva, prematuro de 28 semanas e 3 meses de UTI Neo; e Maria Alessandra Pereira de H. Pereira, prematura de 27 semanas e 3 meses de UTI Neo.

Presente na homenagem, a diretora clínica, pediatra e neonatologista Maria do Carmo M. Leitão ressaltou a importância desse momento. “É muito gratificante fazer parte da vida de todas essas crianças. Para nós é muito especial, pois temos uma equipe maravilhosa, comprometida e especial dentro da Neonatal. E, hoje, aqui podemos ver bem isso”.

O provedor da Santa Casa, José Carlos Petreca, também comentou sobre a homenagem cheia de emoção e carinho feita pelas mães. “Quando temos o coração, o carinho e cuidado envolvidos, temos esse resultado que vemos hoje, essas crianças saudáveis e felizes. Meus parabéns à toda equipe da Santa Casa e a todas essas mães. É uma oportunidade única fazer parte disto”.

A árvore será colocada na entrada do Setor Neonatal durante o período natalino como forma de apoio e fortalecimento para as mães que estão com seus bebês.